FANDOM

Este tutorial é para quem está começando a programação. É o básico do básico :)

Tudo no CC (ComputerCraft) é feito a partir de programas criados por você mesmo, isso quer dizer que, se você quer fazer algo, mesmo que para teste, vamos sempre criar um programa, que nada mais é que um ARQUIVO (file). Como faremos isso?

(a partir desse ponto, estou supondo que você já está com um Computador do ComputerCraft na sua frente dentro do Minecraft e já com ele ligado esperando para digitar algo, caso não esteja ainda, entre em um mundo criativo e coloque um bloco de Computer ou Advanced Computer na sua frente. É aconselhável utilizar o Advanced Computer quando estiver em modo criativo).

Criando um ProgramaEditar

Para criar um programa você deverá escrever:

edit <nome_do_programa>

Onde está "nome_do_programa" pode ser qualquer um de sua escolha, veja um exemplo:

edit programa_teste

A partir daí quando apertamos ENTER , o programa é criado (não exatamente criado ainda, vamos ver o porquê mais a frente).

Escrevendo seu ProgramaEditar

Agora vamos botar a mão na massa! Hora de começar a programar!

Queremos que, quando executar este programa, ele escreva na tela "Hello World" (daí que vem o famoso nome de Hello World). Como vamos fazer isso?

A tela está toda preta do Computer pois não tem nada escrito ainda, então vamos começar a escrever:

Escrevam o Seguinte:

-- Programa "Hello World" criado por: <Coloquem_o_nick_de_vocês_aqui>

Exemplo:

-- Programa "Hello World" criado por: Hayden Almeida

Agora vamos colocar a função Print na linha de baixo, que serve para escrever coisas na tela:

print("Hello World")

ATENÇÃO: sempre que você escreve -- (dois tracinhos) e escreve algo na frente, como eu escrevi ali "Programa "Hello World" criado por: Hayden Almeida, isso vira um COMENTÁRIO! Oque significa? Que o programa não irá fazer a leitura dessa linha!!! Portanto você pode escrever oque quiser! Qual a utilidade então? Resposta: MUITAS! Você utiliza isso para organizar programas, por seções, ou então fazer comentários mostrando oque significa tal coisa e etc...

Continuando... feito isso tudo aqui sem problemas, aperte o botão CTRL no seu teclado e com as Setinhas selecione "Save" e aperte ENTER, aí sim seu programa foi criado! Pois só no PRIMEIRO SAVE que seu programa é criado, todos os outros SAVES depois, fará com que seja SOBRESCRITO. Aperte CTRL e selecione EXIT. Você acabou de voltar pra tela Inicial do OS (OS = Operational System ou Sistema Operacional).

Hora de Executar o programaEditar

Vamos executar oque fizemos! Primeiramente escreva:

clear

E então sua tela ficará toda limpa, sem nada escrito. Agora escreva o nome do Programa que você fez mas sem a palavra "edit" na frente. Como eu dei meu exemplo chamando o programa de "programa_teste", vamos fazer assim:

programa_teste

Após apertar ENTER, o programa irá executar.

RESULTADO: o Computador irá escrever "Hello World" em sua tela!

PRONTO! Finalizamos nosso primeiro tutorial. Próximo tutorial iremos colocar/modificar funções a mais neste mesmo programa, sem dificuldade alguma.

Próximo Tutorial: Hello World (com mais funções) Parte 2

Vote pela qualidade deste Tutorial:
 
2
 
0
 
0
 
0
 
0

A votação foi criada às 00h07min de 18 de agosto de 2015, e até agora 2 pessoas votaram.

Também no FANDOM

Wiki aleatória