FANDOM

Esta é a Parte 2, continuação.

Lembrando oque fizemos na parte 1Editar

Anteriormente fizemos nosso primeiro programa, onde ao executá-lo, ele printava na tela "Hello World", muito simples e entediante hahahaha...

ComeçandoEditar

Vamos alterar uma coisa no nosso programa! Novamente não preciso dizer para entrarem no modo de edição do programa (escrever "edit <nome_do_seu_programa> )

Vamos trocar a LINHA 2, que está a função Print e vamos apagar essa linha toda!

Vamos colocar a função:

textutils.slowPrint("Hello World")

Essa função vai fazer com que o texto "Hello World" seja escrito uma letra de cada vez! Salve o programa e Execute-o. Veja oque acontece!

Vamos voltar no modo de edição e vamos modificar a LINHA 2:

textutils.slowPrint("Hello World", 2)

Reparem que a única diferença foi que eu coloquei um novo parâmetro, o número "2". OBS.: Cada parâmetro é separado por Vírgula (,). O segundo parâmetro da função "textutils.slowPrint" é a velocidade em que o texto será escrito, quanto maior o valor, mais rápido ele será escrito. Então vamos SALVAR e EXECUTAR o programa novamente e ver oque alterou!

Você deve ter percebido que o texto ficou bem mais lento para aparecer na tela, correto?

Agora vamos colocar mais uma função! Na LINHA 3, vamos colocar um Print e escrever qualquer coisa, exemplo:

código completo do programa:

-- Programa "Hello World" criado por: Hayden Almeida
textutils.slowPrint("Hello World", 2)
print("Aprendendo o Tutorial do Hayden Almeida")

SALVE e EXECUTE o programa mas Observe a ORDEM em que as Coisas são EXECUTADAS!!

Perceba que o Texto "Hello World" escreve lentamente na tela e quando ele acaba, ele pula pra linha de baixo e escreve "Aprendendo o Tutorial do Hayden Almeida". Concluímos então, que na programação, em específico a que utilizamos aqui no CC, ela faz a leitura sempre da esquerda para a direita e depois de cima para baixo, ou seja, ela lê igual nós lemos um livro, sempre da esquerda pra direita e depois descemos a linha! Portanto sempre tenha em mente que NADA que está na linha anterior, será executado depois! Resumindo: não espere que um Print que esteja na linha 1, seja executado depois que um Print na Linha 2!

Vote pela qualidade deste Tutorial:
 
2
 
0
 
0
 
0
 
0

A votação foi criada às 00h07min de 18 de agosto de 2015, e até agora 2 pessoas votaram.

Também no FANDOM

Wiki aleatória